De acordo com os seus Estatutos, a Associação Portuguesa de Gagos aceita associados nas seguintes categorias:
a) Efectivos – As pessoas singulares, com dificuldades da fala ao nível da gaguez, que se identifiquem com os objectivos desta Associação e paguem a quota mínima estabelecida;
b) Cooperantes – As pessoas singulares não compreendidas na alínea precedente, nomeadamente sem dificuldades da fala ao nível da gaguez bem como as pessoas colectivas que prestem serviços relevantes à causa das pessoas que gaguejam:
c) Honorários – As pessoas singulares ou colectivas que, pela relevância dos serviços prestados à causa dos gagos, assim sejam consideradas por deliberação da Assembleia-Geral, sob proposta fundamentada da maioria dos membros dos órgãos associativos.
Ou seja, todas as pessoas, gagos ou não, podem fazer parte deste projecto!
Porque devo ser sócio da APG?
Ao tornar-se sócio da Associação Portuguesa de Gagos, irá:
- Beneficiar dos direitos consagrados nos Estatutos da APG;
- Ter acesso preferencial às iniciativas promovidas pela APG;
- Beneficiar das parcerias e protocolos estabelecidos pela APG com diversas entidades;
- Ter acesso a toda a informação que a APG faz chegar aos seus associados;
- Beneficiar de apoio no esclarecimento de dúvidas.
Em suma, poderá fazer parte de um entusiasmante projecto activista, uma missão de responsabilidade social, que contribuirá para alterar a visão da sociedade acerca da gaguez — e fazer a diferença na vida dos gagos (crianças, jovens e adultos) portugueses.
Dúvidas e esclarecimentos
• "Gostava de ser sócio da APG, mas vivo longe..."
Somos uma associação de âmbito nacional, temos sócios de todo o pais - Continente e Ilhas!
• "Gostava de ser sócio da APG, mas não tenho muito tempo..."
Ser sócio não implica um comprometimento a tempo inteiro. Todos temos as nossas vidas pessoais e profissionais fora da associação, mas decidimos participar, na medida das nossas disponibilidades, nesta causa. Muitos de nós queremos apenas fazer parte deste importante projecto, demonstrar que queremos ter uma voz. E ser sócio não implica necessariamente comprometer-se a colaborar em actividades específicas!
• "O meu filho (menor de idade) pode ser sócio da APG?"
Sim. Os menores com idade inferior a 14 anos têm o direito de aderir a associações, desde que previamente autorizados, por escrito, por quem detém o poder paternal (Lei n.º 124/99, de 20 de Agosto). Basta que, juntamente com a ficha de inscrição, nos envie uma declaração a autorizar a inscrição do seu filho. A partir dos 14 anos não é necessária qualquer autorização.
• "Sou sócio da Associação, mas entretanto emigrei. Posso continuar a ser sócio?"
Claro que sim, não precisa de fazer nada. Pedimos apenas que mantenha os seus contactos actualizados. Sempre que quiser, entre em contacto connosco!
• Quero ser sócio, o que devo fazer?
Só tem que descarregar a Ficha de Inscrição de Sócio, em formato PDF, disponível abaixo. Imprima, preencha, digitalize e envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , juntamente com um comprovativo do pagamento da jóia de inscrição e das quotas do primeiro ano. Assim poderá participar deste entusiasmante projecto!
Não hesite em nos contactar. Esta pode ser a sua Associação!