APG - Associação Portuguesa de Gagos

Notícias

Encontro Europeu de Jovens com Gaguez em Itália

A Associação Portuguesa de Gagos participou, juntamente com as associações de gaguez da Islândia, Itália, Holanda e Inglaterra, na organização do Encontro Europeu de Jovens com Gaguez “Em contacto com a tua Natureza”. Este encontro decorreu de 24 de Setembro a 2 de Outubro em Sale San Giovanni, Itália. Promovido em articulação com a Fundação Anatta, através do projecto Salvaj, o encontro teve o apoio financeiro do programa Eramus +. O seu objetivo foi a promoção da partilha intercultural entre os participantes em torno das suas vivências da gaguez usando a reflexão sobre natureza, interior de cada um e exterior do belíssimo Arboretto de Sale San Giovanni, como ponto de partida para uma problematização dos valores e prioridades que norteiam as vidas dos participantes.

Foram 9 dias intensos afastados do mundo quotidiano, sem acesso à Internet e às noticias do mundo, preenchidos com sessões de Yoga, atividades criativas de teatro, longos passeios de contemplação e meditação na natureza, workshops sobre linguagem corporal, sessões de reflexão conjunta e individual sobre a relação dos indivíduos com a gaguez e com os desafios que ela coloca no quotidiano de cada um, e ainda workshops sobre como potenciar o envolvimento no movimento associativo e ativista da gaguez. Estes foram maravilhosamente pautados com momentos lúdicos de convívio e descontração nos serões gastronómicos, de musica e dança da responsabilidade de cada um dos países que serviam para apresentar a diversidade cultural presente no Encontro.

A delegação portuguesa foi composta por Daniel Neves Costa, Presidente da Direcção, jovens representantes dos Grupos Gaguez de Porto, Lisboa e Coimbra, e ainda por um nosso associado da Madeira. O envolvimento com o grupo internacional proporcionou ligações interpessoais fortes que sem dúvida se perpetuarão em amizades duradouras que atravessam as fronteiras nacionais de cada um dos países. O impacto da semana em cada um dos envolvidos, para além das ligações de amizade que se geraram, estendeu-se ao modo como estes situam a gaguez no espaço dos seus projetos de vida e no lugar que ocupa no seu quotidiano.  Foi uma semana inesquecível e de uma riqueza inestimável quanto ao desenvolvimento pessoal sentido por cada um dos envolvidos!

Veja video oficial aqui: https://youtu.be/YtWHGoi4Tsw 

                        

     

 

(…) foi exigente conhecer de repente tantas pessoas novas e de culturas muito diferente, mas num instante nos ficamos a conhecer. (…) Tivemos imensas actividades, começando pelo yoga, workshops sobre a natureza, (…) sobre de tudo um pouco, até tivemos de falar em público para todos.(…). Os dias passaram e cada vez ficava melhor, mas o fim tinha de um dia chegar. As despedidas foram difíceis, porque fizemos grandes amigos

Conheci mais gente nova numa semana do que no ano passado inteiro! (…). Descobrimos virtudes e valores de outras pessoas ao mesmo tempo que descobrimos e discutimos sobre os nossos. (…) Acima de tudo, houve uma grande conexão entre nós. Senti que falei sobre coisas mais íntimas com amigos que conheci em Itália, do que com muitos amigos meus com que já me dou aos anos. Sem dúvida, senti uma abertura para falar sobre assuntos pessoais enquanto estive lá que é raro sentir cá em Portugal. Quer seja pela natureza envolvente, quer seja pelo grupo de jovens gagos, é disso que agora que estou em Portugal sinto falta.

 

 

 

                                                                                                                                   

       

 

 

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão no  concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78 Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 925 517 093

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro