APG - Associação Portuguesa de Gagos

Comunicado APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi informada da existência de um curso de osteopatia pediátrica, oferecido pela Master - Science Lab, que apresenta como um dos seus objectivos específicos capacitar o formando para a intervenção em gaguez.

Sabemos bem, na primeira pessoa, como a gaguez se presta a inúmeros mal-entendidos, alimentados tanto por simples desconhecimento como por incúria ou má-fé. Neste âmbito, e para além da informação e sensibilização da sociedade em geral, pugnamos pela defesa e divulgação de boas práticas clínicas. Estamos bem conscientes do quanto inúmeras promessas de cura ou tratamento para a gaguez, apresentadas sem que haja evidência científica que as sustente, concorrem para dificultar (por via de esperanças acalentadas e, finalmente, destruídas) ainda mais a vida dos que se deparam com a gaguez na primeira pessoa.

Não pretendemos colocar em causa a pertinência da osteopatia no tratamento de determinadas condições.

No entanto, e no que à gaguez diz respeito, sabemos não existir nem etiologia nem evidência científica que valide, ou sequer indique, que haveria vantagens na sua utilização.

A posição da Associação Portuguesa de Gagos é, como sempre foi, que o terapeuta da fala é o profissional de saúde com qualificação para acompanhar casos de gaguez.

A APG solicitou à instituição em causa a apresentação da evidência científica que justifique a mais-valia da osteopatia no caso da gaguez, ou então a retirada das referências em questão e a retractação perante os gagos e os terapeutas da fala portugueses.

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão no  concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78 Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal