APG - Associação Portuguesa de Gagos

Campanha "Temos Voz!" — Edição 2018

No âmbito das comemorações do "Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez", que se celebra a 22 de Outubro, a Associação Portuguesa de Gagos reedita a campanha "Temos Voz!".

O que é e qual o objectivo da campanha "Temos Voz!"?

O que se pretende é inundar as redes sociais com rostos e frases de assunção da gaguez e da nossa Voz na gaguez empunhando cartazes ativistas; assumir a gaguez de forma plena, convicta e digna, celebrando a nossa voz e o direito a expressarmo-nos.

Quando decorre esta campanha?

A campanha irá decorrer até ao fim do mês de Outubro.

Quem pode participar?

Todos podem participar: gagos, familiares, amigos, terapeutas da fala...

E como fazer?

Quem quiser participar pode fazê-lo de forma bastante cómoda. Basta descarregar um dos diferentes modelos de cartaz que disponibilizamos (tendo atenção ao modelo mais indicado) e imprimir; depois, tirar um foto empunhando o cartaz escolhido; e partilhar a foto nas redes sociais! Pode ser uma foto individual, de família ou de grupo... Vamos a isso?

Cartaz "Temos Voz!" (A3) | Cartaz "Temos Voz!" (A4)Cartaz "Parceiros por uma Voz!" (A3)Cartaz "Parceiros por uma Voz!" (A4)

 

Partilhe nas redes sociais (facebook, twiter, etc); no perfil pessoal, grupos e fóruns online; ou na página oficial do facebook da APG!

Pode enviar igualmente para o nosso mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) para guardarmos em arquivo!

Convide os seus familiares, amigos (e terapeutas!) a participar!

 

22 de Outubro

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

Porque temos uma voz. Todos os dias do ano.

Comissão de Gestão da Associação Portuguesa de Gagos

De modo a fazer face a duas situações que marcaram a vida interna da Associação Portuguesa de Gagos nos últimos tempos e cuja confluência se entende configurar uma situação verdadeiramente excepcional (nomeadamente, a necessidade de um processo extraordinário de renovação dos órgãos sociais, e depois, durante a sua preparação, a indisponibilidade temporária de um dos associados que se esperava fazer parte dos mesmos órgãos, motivada por acidente), foi ratificada, na Assembleia-Geral de 2 de Setembro de 2018, a nomeação de uma Comissão de Gestão, que fica encarregue de assegurar a gestão corrente e representação institucional da APG.

Esta Comissão de Gestão é composta pelos seguintes associados:

         José Carlos Domingues (sócio n.º 102), que preside;

         José Carlos Costa Pedrosa (sócio n.º 1);

         Maria Luísa Pires Afonso (sócia n.º 100).

Esta Comissão manter-se-á em funções até à realização de eleições, que deverão acontecer num prazo máximo estimado de 6 meses.

Convocatória - Assembleia-Geral Eleitoral 2018 (ADIAMENTO)

Por motivos de força maior, a Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Gagos, marcada para o dia 29 de Junho de 2018, fica adiada. Será reagendada oportunamente, sendo nessa altura enviada nova convocatória. Pelos transtornos que eventualmente advenham desta mudança solicitamos a V/ compreensão.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral,

Luís Manuel Neves Rocha

Alqueidão, 25 de Junho de 2018

 

Investigação – "As expectativas das pessoas que gaguejam face à intervenção dos Terapeutas da Fala"

Divulgamos o projecto de investigação “As expectativas das pessoas que gaguejam face à intervenção dos Terapeutas da Fala”, de Ana Filipa Gonçalves, aluna do 4º ano da Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho tem orientação do Terapeuta da Fala Brito Largo, docente da ESS-IPP, e pretende perceber se o conhecimento das expectativas que as pessoas que gaguejam têm relativamente à intervenção terapêutica influencia a prestação de serviços nesta área por parte dos Terapeutas da Fala. Os destinatários são jovens adultos e adultos que gaguejam (a partir dos 18 anos), que foram ou estão a ser acompanhados por um Terapeuta da Fala. A participação consiste no preenchimento de um questionário, com uma duraçao estimada de 10 minutos.

Questionário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMWRwqeyTm8mvcxWUVHURvZ0oMG5NeG7R4pHrOAw4G85zRew/viewform?c=0&w=1

A promoção do avanço científico com vista à melhoria da prática clínica em gaguez é uma das áreas de actuação da APG. Se se enquadram na amostra deste estudo e pretendem contribuir para a melhoria do conhecimento e da prática clínica na gaguez, basta seguir o link acima. Preencham e divulguem. Bem-hajam!

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão no  concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78 Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 925 517 093

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro