APG - Associação Portuguesa de Gagos

Convocatória - Assembleia-Geral Eleitoral 2018 (ADIAMENTO)

Por motivos de força maior, a Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Gagos, marcada para o dia 29 de Junho de 2018, fica adiada. Será reagendada oportunamente, sendo nessa altura enviada nova convocatória. Pelos transtornos que eventualmente advenham desta mudança solicitamos a V/ compreensão.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral,

Luís Manuel Neves Rocha

Alqueidão, 25 de Junho de 2018

 

Investigação – "As expectativas das pessoas que gaguejam face à intervenção dos Terapeutas da Fala"

Divulgamos o projecto de investigação “As expectativas das pessoas que gaguejam face à intervenção dos Terapeutas da Fala”, de Ana Filipa Gonçalves, aluna do 4º ano da Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho tem orientação do Terapeuta da Fala Brito Largo, docente da ESS-IPP, e pretende perceber se o conhecimento das expectativas que as pessoas que gaguejam têm relativamente à intervenção terapêutica influencia a prestação de serviços nesta área por parte dos Terapeutas da Fala. Os destinatários são jovens adultos e adultos que gaguejam (a partir dos 18 anos), que foram ou estão a ser acompanhados por um Terapeuta da Fala. A participação consiste no preenchimento de um questionário, com uma duraçao estimada de 10 minutos.

Questionário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMWRwqeyTm8mvcxWUVHURvZ0oMG5NeG7R4pHrOAw4G85zRew/viewform?c=0&w=1

A promoção do avanço científico com vista à melhoria da prática clínica em gaguez é uma das áreas de actuação da APG. Se se enquadram na amostra deste estudo e pretendem contribuir para a melhoria do conhecimento e da prática clínica na gaguez, basta seguir o link acima. Preencham e divulguem. Bem-hajam!

Comunicado APG (osteopatia pediátrica - desfecho)

Na sequência das diligências levadas a cabo relativamente a um curso de formação em osteopatia pediátrica que fazia menção ao tratamento específico da gaguez como seu objectivo, informamos que a entidade em questão procedeu aos cabais esclarecimentos da razão que motivou este erro, retirou a referência em causa e apresentou um pedido de desculpas.

A APG congratula-se pelo desfecho.

Comunicado APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi informada da existência de um curso de osteopatia pediátrica, oferecido pela Master - Science Lab, que apresenta como um dos seus objectivos específicos capacitar o formando para a intervenção em gaguez.

Sabemos bem, na primeira pessoa, como a gaguez se presta a inúmeros mal-entendidos, alimentados tanto por simples desconhecimento como por incúria ou má-fé. Neste âmbito, e para além da informação e sensibilização da sociedade em geral, pugnamos pela defesa e divulgação de boas práticas clínicas. Estamos bem conscientes do quanto inúmeras promessas de cura ou tratamento para a gaguez, apresentadas sem que haja evidência científica que as sustente, concorrem para dificultar (por via de esperanças acalentadas e, finalmente, destruídas) ainda mais a vida dos que se deparam com a gaguez na primeira pessoa.

Não pretendemos colocar em causa a pertinência da osteopatia no tratamento de determinadas condições.

No entanto, e no que à gaguez diz respeito, sabemos não existir nem etiologia nem evidência científica que valide, ou sequer indique, que haveria vantagens na sua utilização.

A posição da Associação Portuguesa de Gagos é, como sempre foi, que o terapeuta da fala é o profissional de saúde com qualificação para acompanhar casos de gaguez.

A APG solicitou à instituição em causa a apresentação da evidência científica que justifique a mais-valia da osteopatia no caso da gaguez, ou então a retirada das referências em questão e a retractação perante os gagos e os terapeutas da fala portugueses.

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão no  concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78 Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 925 517 093

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro