Notícias

Seminário Saúde e Educação em Reflexão

Gaguez, Conhecimento e Intervenção no contexto escolar

Local: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria

Data: 13 de Junho de 2015

No âmbito das atividades desenvolvidas pela Associação Portuguesa de Gagos (APG) têm sido muitas vezes veiculadas por pais e professores preocupações relativas ao impacto da gaguez em contexto educativo. São muitas as dúvidas que surgem relativamente à melhor forma de lidar com a gaguez nas escolas e de como responder de forma adequada às necessidades das crianças que gaguejam.

Da partilha do melhor conhecimento existente acerca da gaguez e das formas mais adequadas para lidar com crianças que gaguejam haverá um benefício significativo para todos os atores envolvidos no processo educativo e, principalmente, um benefício para as crianças com esta dificuldade. 

Os terapeutas da fala são os profissionais que tradicionalmente lidam com este tipo de perturbação e sendo profissionais de saúde têm também uma ligação estreita com a educação seja em situação de intervenção terapêutica concreta seja na realização de atividades de prevenção.

O presente seminário insere-se neste âmbito num cruzamento de visões relativas à gaguez em contexto educativo, entre pessoas que gaguejam, estudantes, educadores, professores e terapeutas da fala.

Só podemos prevenir o que antecipamos e para isso é necessário construção e partilha de conhecimentos. Do cruzamento entre múltiplas visões nascerá uma mais lata compreensão dos desafios que a gaguez representa nas escolas e das dificuldades experienciadas pelos distintos atores envolvidos.

Inscrições »» AQUI ««

 

 

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão, concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78, Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 910 155 871

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro